domingo, 11 de agosto de 2013

Souflé de Bacalhau


Depois de quase um ano sem postar nada e sempre escutar dos amigos que estavam sentindo falta das receitinhas resolvi voltar a postar.

Peço desculpas aos meus leitores pois a correria do dia a dia me impossibilitou de escrever, não que eu deixei de cozinhar e receber meus amigos, mas acho que deixei mesmo foi de apenas postar pois a cozinha aqui de casa andava mesmo a pleno vapor!

Cumprimento meus amigos leitores com uma receita muito bacana e fácil, geralmente fazer souflé não tem segredo, é um creme cozido com gemas e claras que depois vai ao forno para terminar de cozer e crescer.
Um souflé bem feito tem seu lugar!


Sempre gostei de souflé, tanto os doces quanto os salgados, meu predileto é o de ameixas cujo a receita minha avó guardava a sete chaves!!

A receita desse é bem simples, ai vai:

    Ingredientes:

• 500 g de bacalhau desfiado e dessalgado
• 1/2 cebola grande picadinha
• 1 batata grande ralada (no ralador de "lágrima")
• 900 ml de leite
• 1 pacote de creme de cebola
• 4 ovos (separados claras e gemas)
• 150 g de azeitonas pretas picadas
Azeite quanto bastar

Nem pense em usar sal!! O bacalhau mesmo dessalgado ainda conserva um pouquinho e o creme de cebola já dá o tempero necessário a nossa receita.


    Modo de fazer:

Rale a batata sem a casca, cozinhe no vapor e reserve.
Em panela, deite o azeite refogue a cebola até ficar transparente.
Acrescente o bacalhau desfiado e já dessalgado, refogue.
Misture as gemas no leite e o pacote de creme de cebola. Junte essa mistura ao bacalhau refogado e misture bem até engrossar. Junte a batata cozida no vapor e as azeitonas picadas, misture. Desligue o fogo e reserve.

Unte a assadeira com manteiga ou margarina, passe farinha de trigo e reserve.

Bata as claras em neve bem firme, acrescente ao creme na panela já não tão quente, envolva delicadamente, misturando tomando cuidado para as claras não desmancharem muito.
Coloque na assadeira sem mexer nada e forno por aproximadamente 40 minutos ou até corar e crescer.


O souflé deve ser servido assim que sair do forno! Quando ele ainda esta crescido e quente, se demorar o pouco que seja, ele abaixa e pode em alguns casos ficar até solado, por isso tome cuidado, souflé é um prato para ser servido imediatamente!

Gosto de servir com legumes assados e bastante azeite.

Bom apetite!

2 comentários:

Unknown disse...

Eu nunca preparei um souflé antes, mas com esta receita até deu vontade... vou testar, Gustavo!
Abç
Cadu Faria

Unknown disse...

Eu nunca preparei um souflé... mas com esta receita, até deu vontade! Vou testar, Gustavo! Sempre com ótimas dicas! Abç!
Cadu