sexta-feira, 8 de junho de 2012

Gratinado de batata facílimo!


Ontem vi essa receita na tv e resolvi testar. Na hora eu achei facílima e parecia deliciosa. Fui ver na geladeira quantas batatas eu tinha, para minha sorte tinha 4 batatas grandes (eu detesto comprar batatas pequenas). Na minha cozinha acabei acrescentando um bacon picadinho e um recheio de queijo minas (que na receita da tv não tinha), tudo para deixar mais gorduchinho o gorducho aqui. Mas retirei o creme de leite que na receita original pedia para colocar, creme de leite engorda muito! (rs)

Esse gratinado é muito simples, basta fatiar as batatas bem finas, colocar o creme e por para assar. Na tv dizia assar por uns 40 minutos mas como a minha ficou muito alta demorou 1 hora e 20 minutos no forno. Não cozinhava nunca!! Fui até ficando bravo com o rapazinho que tinha passado essa receita na tv, esses meninos formam em gastronomia e saem falando que são chef's, tenho pena... Queria jogar um deles numa cozinha e ver coordenar uma equipe.




Outro dia fui em um café e gerente que é amigo meu reclamava do "chef" recém contratado, pediram pra ele fazer uma refeição simples para os funcionários e o bonitão não sabia fazer, ainda perguntou se tinham receita! COMO UMA PESSOA FORMA E NÃO SABE FAZER O SIMPLES?

Vamos a receita pois se eu ficar bravo engordo mais!

Ingredientes

• 4 batatas grandes
• 1 litro de leite
• 5 ovos
• 250g de queijo minas ralado
• 100g de bacon em cubinhos
• 100g de queijo parmesão fresco para gratinar
• sal (ou tempero caseiro) se necessário

Modo de fazer

Frite os cubinhos de bacon e reserve.
Descasque as batatas e com a ajuda do próprio descascador, faça tiras bem finas na batata e vá colocando as laminas em uma vasilha com água para não escurecer, No final vc vai ter uma vasilha cheia de batatas laminadas, reserve. Bata os ovos e acrescente metade do leite, um pouco de sal, reservando.
Hora de montar, unte um refratário com margarina ou manteiga, coloque rusticamente as laminas de batata alternando com camadas de queijo minas, sem precisar ficar alisando para deixar bonitinho, tudo vai cozinhar e assentar dentro do forno! Coloque os ovos batidos com a metade do leite e coloque mais leite na quantidade necessária para quase cobrir as batatas. Acrescente o bacon e o parmesão por cima. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 1 hora. Bem... eu gastei isso de forno pois o meu gratinado ficou muito alto. E tempo de forno varia algumas vezes.

Dicas: Essa receita rende para umas 8 pessoas.
Reduz o tempo de forno se nos primeiros 30 minutos colocar um papel alumínio por cima do refratário. Retire e deixe por mais 10 a 15 minutos para gratinar.

Bom apetite!

0 comentários: