terça-feira, 26 de junho de 2012

Gnocchi ao molho de tomate caseiro com manjericão e queijo de cabra


Massa com um molho quentinho tem seu lugar nesse inverno!
Coloquei aqui no blog a um tempo uma receita bem fácil de gnocchi, dessa vez resolvi assar as batatas no forno envolvidas em papel alumínio. Confesso que o resultado não é tão diferente assim! Realmente a batata fica mais sequinha mas o resultado final é praticamente o mesmo.

O segredo de qualquer comidinha é sempre usar ingredientes de boa qualidade. Hoje em qualquer supermercado encontramos bons ingredientes, é só ficar atento.


O molho de tomates deve ser feito com tomates maduros, levando em conta tomates bem lisos e sem imperfeições na casca, se essa estiver rompida descarte pois pode estar contaminado. Não sabemos por onde aquele tomate passou e não é só dando uma passadinha em água corrente que limpamos, temos também que deixar os alimentos em imersão de água com hipoclorito de sódio na proporção de para cada litro de água, uma colher (sopa) de hipoclorito de sódio, mais conhecido como "água sanitária".
É sempre bom comer alimentos bem lavados e saudáveis.


A receita do gnocchi ou "nhoque" como preferir, você pode conferir aqui.
Vamos então a receita do molho de tomates caseiro:

Ingredientes

• 4 tomates médios
• 2 dentes de alho amassados
• 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão
• 2 colheres (sopa) de extrato de tomates
• 1 pitada de açúcar
• tempero caseiro a gosto
• azeite quanto bastar
• 1/2 litro de leite de cabra
• suco de 1/2 limão

Modo de fazer

Ao fundo dos tomates faça com ajuda de uma faca uma cruz na casca tomando cuidado para não cortar muito fundo. Leve-os para uma panela com água fervente e quando a casca começar a soltar, retire e termine de descascar, você verá que sairá com muita facilidade.
Retire as sementes dos tomates descascados e pique bem. Em panela no fogo refogue no azeite o alho e o tempero, em seguida coloque os tomates picados refogando. Acrescente o extrato de tomates e a pitada de açúcar, misture e coloque as folhas de manjericão. Deixe cozinhar e reserve.

Para o queijo de cabra, esquente o leite mas não deixando ferver, coloque o suco do limão, misture e reserve, esperando a separação do soro e da polpa do leite. Coe retirando todo o soro e reserve o "queijinho" que sobrou.

Monte os pratos com o gnocchi ou sua massa predileta, coloque o molho de tomates bem quente, e com a ajuda de duas colheres faça quenelles com a massa de queijo de cabra, colocando por cima do molho regando um pouco de azeite e sirva imediatamente.

Quenelle é o nome que se dá a apresentação de um bolinho, utilizando 
duas colheres para dar o formato desejado. A um tempo atrás eram 
frequentemente utilizadas na alta gastronomia como uma decoração altamente 
sofisticada, mas hoje é muito comum em qualquer tipo ou seguimento gastronômico.

Bom apetite!

0 comentários: