quarta-feira, 4 de abril de 2012

As Rabanadas!


A alguns dias coloquei no meu facebook que estava com vontade de comer rabanadas. Naquela onda de facebook... algumas pessoas curtiram e mais ainda, queriam também! Resolvi fazê-las hoje para o café da tarde com amigos.

Foi minha avó quem me ensinou a fazer rabanadas, eu, ela e minhas tias adorávamos! Era só sobrar uns pãezinhos murchos... que eram aproveitados deliciosamente!




Existem várias receitas e com vários nomes... mas com a mesma base: pão, ovos, leite, açúcar e canela. as rabanadas tem origem portuguesa, as vezes são cozidas em calda, recebendo o nome de "fatias-de-parida". A versão francesa é feita com brioches. Um amigo faz ainda com creme de amêndoas. Aqui em casa sempre temos no Natal!
Nessa versão, dei um Up colocando essência de amêndoas e chocolate.


Ingredientes

• 2 a 3 pãezinhos de sal (pão francês)
• 200ml de leite
• 3 ovos
• 1 colher (sopa) de açúcar
• 1 colher (chá) de chocolate
• 6 gotas de essência de amêndoas
• óleo para fritar
• açúcar cristal com canela para finalizar

Modo de fazer

Corte os pães em fatias de aproximadamente 1,5cm e reserve.
Misture a colher de açúcar, o chocolate e a essência de amêndoas no leite. Bata os ovos separadamente e reserve tudo, pois o preparo é bem rápido! Coloque o óleo para esquentar, não muito óleo, apenas meio centímetro na panela.
Óleo já quente, comece o preparo:
- pão, passado no leite depois nos ovos e levados pra fritar, dourando de um lado, virar pra ficar homogêneo. Todos prontos, só falta passar no açúcar com canela e servir!

Bom apetite!

0 comentários: