quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tarte Tatin de bananas e maçãs


Uma sobremesa deliciosa! E para quem gosta de pratos franceses ai vai um.

A Tarte Tatin é uma torta que pode ser feita de mangas, pêssegos, maçãs, ou a fruta da sua preferência, a que você tiver em casa. A torta é assada invertida e sempre faz sucesso na hora de servir! Desvirada, é claro! Rs

Comecei olhando 4 bananas que estavam começando a passar, olhava e pensava em que fazer. Logo veio a idéia de fazer uma doce de bananas, como uma geléia. Facilmente feito picando as bananas e levando ao fogo com duas xícaras de chá de açúcar. Rapidamente vai dar o ponto, mexendo sempre. Quando o doce ficou pronto, olhei duas maçãs que também estavam passando, me perguntei como não tinha visto?! E ainda bem! Pois se não ia ser uma geléia de banana e maçã! Elas ainda estavam vermelhas e decidi fazer uma torta tipo "tarte tatin", pois tinha uma massa folheada no freezer a muito tempo.

      Ingredientes

• 4 bananas picadas e 2 xícaras (chá) de açúcar, para a geléia
• 2 maçãs cortadas em lâminas
• 2 xícaras (chá) de açúcar
• massa folheada, aproximadamete 30cm de diâmetro
• manteiga para untar

      Modo de fazer

Em uma forma ou panela tipo frigideira, que possa ir ao forno, unte com manteiga e polvilhe coloque no fundo o açúcar. Faça camadas com as lâminas de maçãs e pôs cima coloque o doce/geléia de banana, arrume de maneira que fique homogêneo e cubra com a massa folhada cortada.

 Firme bem dos lados, e faça leves furinhos por toda a massa. Leve para assar e forno 200 graus por 20 minutos.

Deixe esfriar um pouco para desvirar, aproveite se você tem uma travessa ou bandeja bem bonita!

Cuidado ao virar!!! Pois pode não dar certo, se você escolheu assar eu uma forma ou panela alta. Quanto mais baixa melhor para virar.



Se preferir pode servir com uma bola de sorvete, eu prefiro comer ainda quente e puro.

Bom apetite!

0 comentários: