terça-feira, 23 de agosto de 2011

O caviar "fake"

A algumas semanas postei no Facebook que procurava por cubinhos de caldo de peixe ou camarão. Eu já estava a dias querendo fazer esse caviar de mentirinha, rsrs.
No ano passado quando estive no D.O.M. com meu querido amigo Renato, um dos pratos levava o sagu hidratado com caldinho de ostras e era maravilhoso! Quis fazer a mesma maneira do Alex Atala, e deu super certo!

O caviar "fake" (de mentirinha) é feito com sagu, isso mesmo! Aquelas bolinhas feitas a base de mandioca. Geralmente usa-se o sagu para o preparo de sobremesas, é muito utilizado com vinho tinto, podendo assim até acompanhar carnes fortes como um cordeiro por exemplo.
Nesse variação que proponho o utilizamos de uma maneira totalmente diferente!

De sabor leve e quase insípido, o sagu deve ser consumido bem rápido. Ele não agüenta mais de dois dias em geladeira pois fica muito seco. O ideal é preparar em menor quantidade, de acordo com a receita que for utilizar.

      Ingredientes

• 1/2 xícara de chá de sagu
• 1L de água
• 50ml de vinho branco seco
• 1 colher de chá de tempero a base de peixe
• 1 colher de café de vinagre de maçã (opcional)

      Modo de fazer

Em uma panela colocar a água e sagu, lavar a ferver por uns 20 a 30 minutos, mexendo ate ficar translúcido, se quiser pode deixar com uma bolinha branca por dentro, eu gosto.
Nesse processo, se quiser acrescente mais água descartando o caldo grosso que vai se formando.


Bolinhas já transparentes, ou quase, com algumas com a pontinha branca no meio, coloque em imersão de vinho com o tempero, para hidratar e adquirir o gosto, por aproximadamente 15 minutos.


A textura deve ficar com as bolinhas soltas, levemente alaranjadas e com o sabor dos temperos.

Pode-se utilizar em saladas... Canapés... Sanduíches... Ou como você preferir. Fica delicioso com frutos do mar e pode-misturar com as ovas de salmão.

Uma boa dica, é servir com canapés de salmão defumado e creme de queijo.

Bom apetite!

0 comentários: