quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Frango ao molho de damascos

Absolutamente delicioso!
O damasco deixa um perfume adocicado ao frango, podendo ser acompanhado apenas de arroz branco, mas se quiser uma batata assada em lâminas também cai bem.

A primeira vez que fiz essa receita foi a muito tempo para o aniversário de um amigo, na ocasião usei filés de peito de frango. Dessa vez resolvi fazer com sobrecoxas desossadas. Acreditem! Vale muito a pena desossar as sobrecoxas! Pode ser um processo um tanto trabalhoso dependendo da quantidade, mas o resultado é que você não vai ter ossos soltos ao final do seu jantar (rs).

Ingredientes:

• 1 e 1/2 kg de sobrecoxas
• 1 colher de sopa de tempero caseiro
• 1 cálice de vinho branco seco
• 300 g de damascos secos
• 1/2 cebola em brunoise (cortada bem peq.)
• 1 colher de chá de tempero caseiro
• óleo quanto bastar (1 fio)

Modo de fazer:

Coloque os damascos secos em uma vasilha com água quente filtrada o suficiente para cobri-los, reserve por no mínimo 2 horas.

Retire totalmente a pele dos pedaços de frango e desosse fazendo uma incisão pelo seu lado inferior e delicadamente com movimentos firmes passe a faca para retirar a carne dos ossos. Seu resultado serão minúsculos filezinhos de frango. Feche-os e reserve.
Faça uma vinha d'alhos misturando 1 colher do seu tempero caseiro ao vinho branco, misture bem e deite os pequenos pedaços de frango deixando descansar por no mínimo 2 horas.

Retire o excesso de tempero e leve para assar em um refratário tapado ou coberto com papel laminado, em forno pré aquecido a 220 graus por aproximadamente 30 minutos ou até perceber que seus filezinhos estão dourados.

Para o molho, leve ao liqüidificador os damascos quase hidratados e bata com o restante da água, se houver necessidade acrescente mais água e bata até obter uma pasta lisa e homogênea.
Refogue em uma panela a cebola com 1 fio de óleo e o tempero restante até a cebola ficar transparente, acrescente a pasta de damascos e deixe por 10 minutos mexendo e acrescentando mais água se achar necessário.

Molho pronto, junte aos pedaços de frango envolvedo-os, sirva como disse, com arroz branco e se quiser, com batatas em lâminas assadas ate ficarem douradas.

Bom apetite!

0 comentários: