sexta-feira, 24 de junho de 2011

Pé de moleque "facinho facinho"

Ahhh essas guloseimas de festas juninas!... Todo mundo esquece da trilogia Santo Antônio, São João e São Pedro e sem contar com o Santo Onofre aquele que viveu no Egito e é santo que se reza pra pedir dinheiro (sim! Eu ia as aulas de catecismo).

Os grandes momentos das festas acabam sendo voltadas para as guloseimas e as bebidas. Quem no frio não resiste a uma concha de quentão? E um vinho quente com cravo e canela? Muito energizante realmente, rsrs.

Os caldos... De mandioca (que meu amor insiste em batizar de macaxeira, rsrs), de feijão (que obrigatoriamente deve conter bacon), e por ai vai... Cajiquinha com costelinha, dobradinha com feijão branco (MEU PREDILETO!), os "gourmet's" de barôa com leite de côco, de ervilha com alho poro... E a tentação dos doces! Não cheguei nesse peso por acaso, fato.

Definitivamente o pé de moleque é o meu predileto! Cocada? Canjica? Arroz doce? Ahhh esses também são os meus prediletos! Mas o que fiz e resolvi postar foi mesmo o rei do pedaço, o pé de moleque!

A receita que fiz utilizei leite condensado e algumas pessoas tendem a chamar um pé de moleque assim de "pé de moça", juro que não entendo! Mas é bem mais simples que o feito com rapadura.

Ingredientes:

• 1 xícara de chá de amendoins sem casca
• 1 xícara de chá de açúcar
• 1 lata de leite condensado
• manteiga para untar

Modo de fazer:

Misturei açúcar e o amendoim em uma panela de fundo grosso, quando derreter não deixe dourar muito ou terá um pé de moleque mais escuro, coloque o leite condensado e misture vigorosamente! Quando desprender do fundo da panela passe para uma superfície lisa e untada (uma forma ou uma assadeira) e espere esfriar um pouco e... Geladeira! Depois de Bel. Firme é do cortar. Não precisa conservar em geladeira pois não vai ficar mais molinho, e no caso daqui de casa, nem sobra!

Bom apetite!

0 comentários: