terça-feira, 24 de maio de 2011

Bolo de cenouras

É de longe o meu bolo preferido! E uma das receitas que mais me trazem lembranças.
Todas as vezes que faço bolo de cenouras me lembro da cozinha da minha avó, ela adorava fazer bolo! Eu não gostava de cenouras quando criança e ela me forçava a comer alegando que "era muito gostoso!" grande argumento para uma criança, rsrs. Foi assim com a vagem e com a couve. Com a vagem comecei a gostar porque ela colocava na maionese, se não comesse a maionese com a vagem eu não comia a maionese, então acabava comendo tudo. Com a couve ela colocava nos bolinhos de arroz e eu amooo bolinhos de arroz, então comia todos!

Minhas lembranças dos bolos de cenouras estão particularmente relacionadas a calda de chocolate deles. Eu sempre queria os pedaços com mais calda, rodeava a mesa pra ver de pertinho qual pedaço havia sido abençoado com uma calda mais grossa!

Minha avó Anita fazia bolo de cenoura sempre e era devorado pelos netos em apenas alguns segundos! Meus primos sempre adoravam ir a casa da Dona Anita porque sempre tinha uma coisa gostosa lá... Isso seria conversa pra um livro! He he.

A receita eu carrego na cabeça e nunca me esqueci é bem assim que ela fazia:

Ingredientes:

• 1 xícara de chá de óleo
• 3 cenouras cruas médias raspadas e picadas
• 3 ovos
• 2 copos de farinha de trigo
• 2 xícaras de chá de açúcar
• 1 colher de chá de fermento
• 1 pitada de sal

Calda:
• 7 colheres de sopa de açúcar
• 4 colheres de sopa de leite
• 6 colheres de sopa de chocolate em pó
• 2 colheres de sopa de manteiga

Modo de fazer:

Misture os ingredientes secos e reserve.
Bata no liqüidificador a cenoura, os ovos e o óleo, misture depois com a farinha e os outros ingredientes. Leve a assar e forno médio em assadeira untada e com farinha.
Pronto e cheiroso, faça a calda misturando os ingredientes e leve ao fogo, em seguida, despeje sobre o bolo ainda quente.

O resultado perfuma a casa, e a calda de chocolate pode ser feita dobrada se vc quiser mais! Rsrsrs

0 comentários: